Sempre que eu ouvia esta música, ficava intrigado com o título “PANIS ET CIRCENSES”. Como a escolhi para minha apresentação no orkut hoje, decidi investigar o tal título e, eis as minhas surpresas...
Para começar, a sua letra é uma parceria de Caetano Veloso e Gilberto Gil, dois nomes que não precisam de apresentação e que irão aparecer muito nos meus textos.
Depois, tem a interpretação na voz da Marisa Monte ...Simplesmente Fenomenal! ( Se você ainda não ouviu o CD Barulhinho Bom....Corra! Você já perdeu muito tempo!
E pra terminar, eis a maior de todas as surpresas...
Minha investigação me apontou para o blog: http://panis-et-circenses.blogspot.com , escrito pela paulistana Cíntia, que além de resolver a minha “dúvida cruel”, ainda me mostrou muita coisa interessante.
Ao contrário do que eu imaginava, o tal título não é algo do tipo “Pânico no Circo”, idéia que veio do meu mal hábito de “aportuguezar” a expressão. Sua tradução, do latim, seria “PÃO E CIRCO”, máxima romana cuja ideologia é “COMIDA E DIVERSÃO”. Esta idéia surgiu, há muito tempo atrás, para ser usada como instrumento para manipular e manter o povo submisso.
Mas esta idéia ainda me parece muito atual, não é mesmo?
Então o Caetano e o Gil quiseram mostrar que esta ideologia ainda não está fora de contexto na nossa sociedade e eu concordo plenamente com eles.
Agora percebo claramente o porquê “as pessoas da sala de jantar estão tão preocupadas em nascer e morrer”.
Moral da História:
Minha atitude serviu para mostrar que, muitas vezes, quando resolvemos deixar a preguiça de lado e nos aventuramos na solução de algumas questões que nos afligem, podemos nos surpreender muito.
Para pensar:
Você tem passado muito tempo na sala de jantar?
Grande abraço a todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário